A CRIAR VETERINÁRIA é um grupo de profissionais que presta serviço especializado em reprodução e produção de bovinos no estado da Bahia e região Nordeste.

Habilitada a utilizar todas as tecnologias disponíveis tais como:

Programa Sanitário anual; Implantação de Estação de Monta; Controle Reprodutivo das Fêmeas; Inseminação Artificial; Inseminação Artificial em Tempo Fixo; Exame Andrológico; Exame Ginecológico; Ultrasonografia Reprodutiva; Diagnóstico Precoce da Gestação; Sexagem Fetal; Utilização Racional das Pastagens, Suplementação e Técnica de Alimentação; Gerenciamento e Treinamento de Mão de Obra; entre outras.

A CRIAR Veterinária propõe que com planejamento e consultorias veterinária, zootécnica e administrativa, as fazendas de pecuária terão significativa melhoria no desempenho dos empreendimentos, principalmente com o aumento da colheita anual de bezerros, agregando desse modo valor Genético e Comercial aos animais maximizando a lucratividade na atividade.

Solicite uma visita diagnóstico à sua propriedade e conheça os nossos: Programa de Eficiência Reprodutiva e Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva

CONTATO:

e-mail:

Telefone:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva

A Criar Veterinária lançou o seu Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva que é um novo pacote de serviços voltado para assistir bovinos leiteiros. Foi especialmente desenvolvido para oferecer aos produtores de leite alternativas para a introdução e o monitoramento de tecnologias reprodutivas em seus sistemas de produção, visando principalmente o aumento da produção diária de leite sem se descuidar da produtividade adequada e do ganho genético, com o intuito de maximizar a lucratividade da atividade de produção, estabelecendo parcerias de longo prazo com as propriedades.

Importância da implantação de uma estação reprodutiva, para o manejo de bovinos de corte.

Introdução.


Eficiência reprodutiva, este é o maior objetivo em um sistema de cria de bovinos de corte. É ela que vai mostrar se a produção está sendo economicamente viável ou não. A colheita anual de bezerros é o que paga a conta e gera lucros ou prejuízos para a fazenda. Quanto maior a quantidade de bezerros produzidos por vaca exposta à reprodução, melhor será o resultado.

Isto parece óbvio mais os sistemas de cria pelo Brasil a fora ainda operam em situação de baixa tecnologia, utilizando-se na grande maioria dos casos de touros acasalando-se o ano todo com as matrizes, dificultando a colheita de informações e a racionalização dos trabalhos na propriedade. Este artigo tem como objetivo mostrar as vantagens proporcionadas pela implantação de uma estação reprodutiva e como ela beneficia o controle dos resultados.


Estação reprodutiva.


A estação reprodutiva é uma tecnologia de manejo do rebanho cujo custo basicamente é a vontade do produtor rural em adotá-la. Trata-se da concentração das coberturas das fêmeas em determinada época do ano em que se facilite a reprodução das mesmas, normalmente associada com a época de maior oferta de alimentos, visto que nutricionalmente falando reprodução é luxo. Portanto, a realização das coberturas neste período do ano potencializa a capacidade reprodutiva das matrizes e aumenta as chances de concepção e de se levar as prenhezes a termo, em conseqüência do ambiente mais favorável.

Dentre as vantagens da estação reprodutiva podemos destacar as seguintes:

· Facilita a observação e coleta de dados sobre os índices zootécnicos da fazenda. É através destes índices que podemos mensurar a eficiência das propriedades. Alguns dos indicadores como intervalos de partos, peso ao nascer, peso a desmama, peso ao sobre ano, podem nos fornecer panorama e ajudar nas decisões a serem tomadas. Como também o ganho genético a cada geração pela avaliação de animais contemporâneos.

· Formação de lotes homogêneos, o que facilita tanto o manejo dos animais quanto a negociação destes em momento oportuno.

· Favorece o aumento na pressão de descarte das vacas que não conceberam na estação, pois a fêmea que não dar 1 bezerro por ano provoca prejuízos na propriedade.

· Facilita a implantação de um calendário profilático. A saúde do rebanho estando organizada diminui as perdas e melhora a produtividade e o desempenho dos animais.

· Permite uma melhor racionalização da mão de obra na propriedade, distribuindo-se melhor os diferentes tipos de trabalho durante as épocas do ano onde o trabalho pode ser mais intensivo e outras menos. Facilitando escala de férias e folgas e adequando melhor o número de empregados da propriedade e o uso de mão de obra temporária.


Ferramentas Para Implantação de Estação Reprodutiva


No passado, havia por parte dos criadores uma resistência bastante grande por parte dos criadores em adotar a estação reprodutiva, pois no primeiro ano de sua implantação existia uma perda de bezerros colhidos, o que era rapidamente compensado com as vantagens, mas a sensação de perda dificultava a tomada de decisão.

Hoje algumas biotécnicas estão disponíveis no mercado, que são ferramentas fantásticas para uma mais rápida implantação de uma estação reprodutiva. Dentre estas biotécnicas podemos destacar a Desmama Temporária (DT) e a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF). A DT consiste em interromper a mamada dos bezerros por 48 horas provocando assim mecanismos hormonais os quais favorecem a apresentação do cio. A IATF consiste em mimetizar o ciclo estral das vacas pela aplicação exógena de medicamentos hormonais disponíveis no mercado.

Aplicadas juntas ou separadamente elas ajudam a implantação da estação reprodutiva diminuindo ao acabando com a perda de bezerros colhidos no primeiro ano da implantação, além de melhorarem de forma geral os resultados onde a mesma já existe.


Conclusão


Para uma boa eficiência, é necessário que uma vaca nos dê um bezerro por ano. Isso significa que as fêmeas precisam conceber em até 90 dias pós parto. A estação reprodutiva é um importante facilitador desta meta. Para que as fêmeas cumpram este calendário, é necessária uma constante pressão sobre as mesmas, e esta ferramenta tecnológica faz este trabalho. Como é de custo baixo em relação aos benefícios que traz, urge a necessidade de sua adoção pelos produtores de forma generalizada, auxiliados pelo grande número de técnicos capacitados pelo país e as ferramentas auxiliares existentes. Este é sem dúvida o futuro de toda a pecuária de cria do país.