A CRIAR VETERINÁRIA é um grupo de profissionais que presta serviço especializado em reprodução e produção de bovinos no estado da Bahia e região Nordeste.

Habilitada a utilizar todas as tecnologias disponíveis tais como:

Programa Sanitário anual; Implantação de Estação de Monta; Controle Reprodutivo das Fêmeas; Inseminação Artificial; Inseminação Artificial em Tempo Fixo; Exame Andrológico; Exame Ginecológico; Ultrasonografia Reprodutiva; Diagnóstico Precoce da Gestação; Sexagem Fetal; Utilização Racional das Pastagens, Suplementação e Técnica de Alimentação; Gerenciamento e Treinamento de Mão de Obra; entre outras.

A CRIAR Veterinária propõe que com planejamento e consultorias veterinária, zootécnica e administrativa, as fazendas de pecuária terão significativa melhoria no desempenho dos empreendimentos, principalmente com o aumento da colheita anual de bezerros, agregando desse modo valor Genético e Comercial aos animais maximizando a lucratividade na atividade.

Solicite uma visita diagnóstico à sua propriedade e conheça os nossos: Programa de Eficiência Reprodutiva e Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva

CONTATO:

e-mail:

Telefone:

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Como o cambio afeta a produção de leite

Interessante discussão ontem no Blog de Luís Nassif Sobre a influência do câmbio na produção de leite.

Como o cambio afeta a produção de leite

Por Jose Ronaldo Borges

Vou dar um exemplo de como a valorização do cambio prejudica o setor primario de produção de leite.

O preço internacional de leite em pó está hoje em 2300 dolares por tonelada, o que corresponde a um preço do leite em 0,23 centavos de dolar. O custo de produção de leite no Brasil está hoje em torno de 0,30 centavos de dolar.

Nestes valores é muito mais barato para as grandes processadoras de leite importar leite do que comprar no mercado interno, prejudicando centenas de milhares de produtores. Em 2008, com o cambio mais favorárel o Brasil exportou 500 milões de dolares em produtos lácteos e em 2009 somos deficitários na balança externa de lácteos.

Para o Brasil ser novamente competitivo no mercado internacional o cambio teria que ser entre 2,30 a 2,40 reais por dolar.

Caso não se altere o cambio, há duas alternativas para voltar a ser competitivo:

1) Subsidiar a produção, solução esta adotada pela União Europeia e pelo EUA, mas muito improvável de ser implementada no Brasil.

2) Redução do Custo de Produção. Há três componentes principais na composição dos custo.

- Mào de Obra. Obrigaria o produtor a reduzir substancialmente os salários dos funcionarios, com reflexos negativos na economia.

- Ração para alimentaçào. Ã raçào é formada principalmente por farelo de Soja e Milho, comodities internacionais com grande demanda e sem perpectivas de redução de custo.

-Energia Eletrica, sem a minima possibilidade de redução de custo.

Ou seja, a única variável que possibilitaria aumentar a competitividade do setor lácteo no mercado internacional é pelo cambio. Corremos o risco de nos tornamos novamente o maior importador de lácteos do mundo, a exemplo do que ocorreu na década de 90, quando o cambio foi fortemente apreciado.

continua