A CRIAR VETERINÁRIA é um grupo de profissionais que presta serviço especializado em reprodução e produção de bovinos no estado da Bahia e região Nordeste.

Habilitada a utilizar todas as tecnologias disponíveis tais como:

Programa Sanitário anual; Implantação de Estação de Monta; Controle Reprodutivo das Fêmeas; Inseminação Artificial; Inseminação Artificial em Tempo Fixo; Exame Andrológico; Exame Ginecológico; Ultrasonografia Reprodutiva; Diagnóstico Precoce da Gestação; Sexagem Fetal; Utilização Racional das Pastagens, Suplementação e Técnica de Alimentação; Gerenciamento e Treinamento de Mão de Obra; entre outras.

A CRIAR Veterinária propõe que com planejamento e consultorias veterinária, zootécnica e administrativa, as fazendas de pecuária terão significativa melhoria no desempenho dos empreendimentos, principalmente com o aumento da colheita anual de bezerros, agregando desse modo valor Genético e Comercial aos animais maximizando a lucratividade na atividade.

Solicite uma visita diagnóstico à sua propriedade e conheça os nossos: Programa de Eficiência Reprodutiva e Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva

CONTATO:

e-mail:

Telefone:

domingo, 12 de outubro de 2008

Introdução à Escrita Zootécnica e Melhoramento Genético

Permita-me comerçar este artigo com os pensamentos de dois dos meus grandes mestres.

" A bem dizer, a zootécnia começa com a multiplicação das espécies de animais, no propósito de obter novas unidades de produção de alimentos superiores para o Homem. Nas espécies de longo ciclo biológico e uníparas a eficiência do processo reprodutivo assume aspectos ainda mais decissivos do ponto de vista de melhoramento zootécnico, de lucratividade empresarial e de beneficio social."
- J.Barisson Willares -Medico Veterinário/Zootécnista.

" Zootécnia é arte de ver, observar e calcular tudo que o animal nos apresenta."
- Francisco M.Teixeira - Agronomo/Zootécnista.

Em bovinocultura, a eficiência reprodutiva ideal pode ser resumida na colheita de um novo produto a cada 365 dias, numa série de anos sucessivos. Na medida em que esse índice se afasta dessa meta, os custos de produção de cada nova unidade crescem a ponto de tornar impraticável depois de certo limite, a exploração de bovinos de corte ou leite. A baixa reprodutibilidade pode ainda tornar impossivel a eliminação dos individuos medíocres da população substituindo-os por outros superiores, deste modo perpetuando o atraso genético na série de atributos de valores econômico.

O deficiente rendimento na multiplicação de bovinos eleva os custos sem deixar lucros ao
empresário, ao mesmo tempo que torna os dois alimentos essenciais -Leite e Carne - inacessiveis às várias classes de renda na sociedade consumidora aumentando de forma considerável a desnutrição crônica e o aumento das doenças sociais.

O noso país, Brasil, é o unico no mundo que tem condições de solo, água, clima, extensão, etc de produzir o Boi Verde. O Boi Verde é o boi que todo o mundo globalizado quer consumir, é na sua essência o animal que vive a campo, sem consumir uma alimentação que tenha base em cereais. Pois cereais são cultivados para alimentar basicamente a espécie humana e não para suplementar alimentação de ruminantes pôr excelência os bovinos.

Para uma pecuaria com tecnificação são necessarias algumas atitudes ou métodos para o manejo da pecuaria. Inicia-se com as escritas zootécnicas e sanitarias, são tão importantes como um acompanhamento de uma conta bancaria. Com as escritas zootécnicas e sanitarias o criador tem um exercicio permanente dos dados do seu rebanho a ser observado. Montando com isso uma estatistica e um banco de dados de importancia fundamental.

Ao fazermos o registro desses dados estaremos elaborando informações de importância e que devem ser seguras e corretas pois dos dados individuais seguiremos para os dados coletivos e assim teremos o perfil do rebanho observado. Dos dados coletados tiraremos informações necessarias para realizarmos o melhoramento genético, alimentar e econômico de todo o rebanho, faz-se Zootécnia.

Contribuindo para o beneficio da melhoria genética dos animais do rebanho, melhoria econômica e social da comunidade. As ferramentas Zootécnicas são inumeras e hoje com o auxilio da computação as resoluções são instantaneas nos fornecimetos de dados e analise comparativas. As ferramentas do melhoramento genético são duas no melhoramento de qualquer das espécies: seleção e cruzamento.

A seleção é o processo decisório que indica quais animais de uma geração torna-se-ão pais da próxima e quantos filhos lhes serão permitido deixar. Ou melhor seleção é a decisão de permitir que os melhores individuos de uma geração sejam pais da geração subsequente. Acasalamento é o resultado de concepção, gestação e nascimento de filhos, é sem dúvida elemento complementar fundamental no processo de seleção. O acasalamento quando ocorre entre individuos pertencentes a raças ou espécies diferentes denomina-se cruzamento.

A seleção tem objetivo de melhoria e fixação de alguma característica desejaveis e de importância, e tem a finalidade de aumentar na população a frequência de alelos favoraveis a estas caracteristicas. Obtem-se melhoria em caracterítica quantitativa dependendo da herdabilidade das característica em questão, e do diferencial de seleção. A mudança da frequência gênica da população não cria novos genes. Ela é apenas o resultado da definição de quem serão os pais da geração subsequente e do numero de filhos que estes pais deixarão.

O cruzamento é a forma de se conseguir melhoria genética e incremento de produção e produtividade. As raças puras melhoradas são,na verdade,elementos fundamentais ao sucesso de qualquer programa de melhoramento. E todo o programa de melhoramento começa com uma escrita zootécnica e uma escrita sanitaria com dados confiaveis, justos e elementares para o desenvolvimento de uma raça e melhoria econômica das especies.

Nenhum comentário: