A CRIAR VETERINÁRIA é um grupo de profissionais que presta serviço especializado em reprodução e produção de bovinos no estado da Bahia e região Nordeste.

Habilitada a utilizar todas as tecnologias disponíveis tais como:

Programa Sanitário anual; Implantação de Estação de Monta; Controle Reprodutivo das Fêmeas; Inseminação Artificial; Inseminação Artificial em Tempo Fixo; Exame Andrológico; Exame Ginecológico; Ultrasonografia Reprodutiva; Diagnóstico Precoce da Gestação; Sexagem Fetal; Utilização Racional das Pastagens, Suplementação e Técnica de Alimentação; Gerenciamento e Treinamento de Mão de Obra; entre outras.

A CRIAR Veterinária propõe que com planejamento e consultorias veterinária, zootécnica e administrativa, as fazendas de pecuária terão significativa melhoria no desempenho dos empreendimentos, principalmente com o aumento da colheita anual de bezerros, agregando desse modo valor Genético e Comercial aos animais maximizando a lucratividade na atividade.

Solicite uma visita diagnóstico à sua propriedade e conheça os nossos: Programa de Eficiência Reprodutiva e Plano Especial de Produção e Eficiência Reprodutiva

CONTATO:

e-mail:

Telefone:

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Manejo em Pecuária de Corte e Leite

Adubação de Pastagem

É grande o interesse de técnicos e produtores pela intensificação dos sistemas de produção de leite e carne em pastos tropicais. Para esta intensificação a adoção de tecnologia é imprescindível e investir na fertilidade do solo para garantir o aumento de produção de forragem e, consequentemente, da produtividade animal (Kg de leite ou carne/Ha/Ano) é um passo importante a ser adotado.

O nitrogênio é o macro elemento mais ausente e o mais importante em termos de quantidade necessária para maximizar a produção das pastagens e aumentar a sua capacidade de suporte. O potencial das pastagens tropicais é da ordem de 1.600 Kg/Ha/Ano. Existem varias fontes de fertilizantes nitrogenados que podem ser usados em pastagens: A Uréia (44 a 45 % N); o sulfato de amônia (20 a 21 % N); O nitrato de amônia (32 a 33 % N). A uréia leva vantagem pois tem um menor custo por kilograma de nitrogênio, porém apresenta maior perda por volatilização (acima de 30%), possui alta concentração, é de fácil manipulação além de causar menor acidificação no solo e portanto é potencialmente superior as outras fontes de nitrogênio do ponto de vista econômico. O sulfato de amônia apresenta a vantagem de ser fonte de Enxofre (24 % S), apesar de apresentar maior custo por kilograma de nitrogênio em relação à uréia, a sua grande desvantagem é a maior acidificação do solo. A eficiência Bioeconomica da adubação nitrogenada em pastagem depende da interação entre a eficiência de conversão do nitrogênio fertilizante em forragem (Kg/MS/Kg de N aplicado), eficiência da forragem que será consumida pelo Ruminante (eficiência de pastejo) e da eficiência com que a forragem é convertida em produto animal (Kg/MS de Leite ou Carne).

O pecuarista precisa se conscientizar que o pasto é uma lavoura e necessita de tratos culturais e de manejo. As condições de clima e solo são fatores importantes no manejo do rebanho de uma unidade produtora - Fazenda. A necessidade de correção do potencial de acidificação dos solos, medida pelo índice de ph é fator importante da exploração de gramíneas. O calcário vezes a área de pastejo, como também a utilização de macro e micro elementos para a melhoria das pastagens tropicais, as análises constantes da qualidade do solo por laboratórios criteriosos nos apresenta a real necessidade que determinada propriedade necessita de correção. Só teremos pastagens bem exploradas quando tivermos pastagens bem manejadas e conduzidas, respeitando-se os limites dos perfis dos quantitativos dos solos das unidades produtoras. Temos que restituir à matriz solo tudo aquilo que retiramos dela com a exploração de pecuária de leite e carne.

2 comentários:

Elizeu do Vale disse...

Vocês poderiam dar uma sugestão de adubação orgânica (kg de adubo/ha)?
Desde já meus agradecimentos.

Anônimo disse...

Prezado Sr. Elizeu do Vale,

1- Muito obrigado por acessar e ler à nossa pagina no Portal Criar Veterinária.

2- Preconizamos que antecede à Adubação, uma Análise criteriosa do Solo da propriedade. À Analise deve ser feita em Laboratório de qualidade comprovada. E que o mesmo, Laboratório, tenha volume considerado em Exames quantitativos e qualitativos de Solo.

O prezado leitor deverá procurar um Técnico da sua região para avaliação da área, exploração para que se destina, coletar e analisar o material enviado ao Laboratório de Solo. Não existe uma receita pronta e cada situação é uma situação.

Grato e sempre as ordens.

Virgílio Pacheco